domingo, 30 de junho de 2013

Merkur 37C Slant Review


Merkur 37C Slant











A Merkur Slant é um conceito de máquina de barbear que existe no mercado hà cerca de 70 anos e que a Merkur resolveu reeditar e colocar novamente no mercado à disposição dos amantes do barbear classico.
Esta máquina vendida pela famosa Merkur, está disponivel no mercado em duas versões. A versão de cabo mais curto e leve a 37C e uma versão de cabo mais longo e consequentemente mais pesada, a 39C.

Depois de cerca de um ano de ter adquirido a versão curta da Slant (39C), resolvi desta feita realizadar um teste à mesma e colocar aqui a minha opinião com base na experiência adquirida com esta máquina durante umas largas dezenas de utilizações, usando variados tipos de lâminas, sabões e cremes de barbear.

Saliento para o facto de esta máquina ter sido construida com o intuito de proporcionar  um barbear o mais apurado possivel. Para isso, segundo a marca, a inclinação do cabeçal faz com que esta máquina se adapte melhor ás curvas da cara, proporcionando resultados notáveis aliado a um elevado conforto de utilização. O angulo da lâmina, em forma de "guilhotina" pretende tirar dividendos na eficácia de corte dos pêlos da cara.





















Na foto em cima,  podemos ver que esta máquina partilha o mesmo cabo com os modelos 34C e 11C da marca, no entanto a diferença está no cabeçal que tem um formato "slant", fazendo com que a lâmina tenha maior exposição num lado e menor exposição no outro " efeito guilhotina".

1.Construção: Considero-a uma máquina bem construida, com uma qualidade geral de construção relativamente boa, no entanto alguns pormenores ao nível dos acabamentos poderiam ser mais cuidados . Neste particular as Muhle e EJ conseguem estar um passo à frente da Merkur.

Quanto a mim, em termos de qualidade de construção, está ao nivel que a Merkur já nos habituou e em linha com os outros modelos da marca.
Nota-se que o cabeçal está extremamente bem construído e sem quaisquer falhas no revestimento.

2.Apresentação: A máquina vem numa caixa de cartão beje de fraca qualidade, com letras pretas, tipica da Merkur. Pelo preço que custa a máquina acho que a marca se podia esforçar um pouco mais no aprumo e apresentação dos seus produtos.

3.Maneabilidade: Para quem já conhece a emblemática 34C, esta é exactamente igual nesse aspecto, já que o cabo é o mesmo.
Quanto ao comprimento (8,2 cm), acho que é optimo para quem tem as mãos pequenas ou do tamanho normal como as minhas. Já quem tem tem as mãos maiores poderá achar este cabo curto, no entanto, tem sempre a opção do modelo 39C com o cabo maior e mais pesado.
A 37C, é uma máquina que se adapta bem à mão, é ergonómica e tem a particularidade de conseguirmos colocar o dedo mindinho na base do cabo, o que confere uma boa base de apoio.


O seu peso de 77 gramas, é sempre uma mais-valia quando a colocamos na cara, não sendo necessário efetuar qualquer tipo de pressão na cara para obter bons resultados.

4.Cabeçal: Quanto a mim, o que diferencia esta máquina de todas as outras e o que confere um carácter especial a este aparelho.
O cabeçal é extremamente bem conseguido, bem construído e muito eficaz depois de se conseguir o angulo correcto de corte.
A exposição de lâmina não pode ser comparada às máquinas "normais", uma vez que esta fica inclinada no cabeçal e por conseguintte tem menos exposição num num lado e mais no outro.



O alinhamento da lâmina, já deu muito que falar, ao ponto de terem sido contactados os responsáveis da marca no sentido de saber se a lâmina deve alinhar com a tampa do cabeçal ou se pelo contrário esta deve ficar alinhada com o corpo do cabeçal, pois as duas opções são possiveis.
De qualquer forma, segundo a marca, a lâmina deve sempre ficar alinhada com a tampa do cabeçal e não com o corpo.





5.Peso: A Merkur 37C Slant pesa cerca de 77 gramas, um peso que considero adequado às dimensões do aparelho e que lhe confere um equilibrio excepcional, pois existe uma correcta distribuição de pesos entre o cabo e o cabeçal, evitando assim a necessidade de pressão extra na cara que muitas das vezes pode levar a cortes e irritações desnecessárias.

6.Péga: Na minha opinião, das melhores pégas que se podem encontrar no mercado neste momento.
O cabo confere bastante segurança ao utilizador do equipamento, e dificilmente o cabo da Slant nos escapa ou escorrega das mãos, mesmo que estas estejam molhadas ou ensaboadas.

7.Agressividade: Considero a Merkur 37C uma máquina medianamente agressiva, e digo isto porque a comparei com alguns modelos Open Comb que possuo, como a Fatip Piccolo ou a Muhle R41 Shark, sendo estas ultimas consideravelmente mais agressivas na minha opinião.

8.Mudança de lâmina: É uma máquina de duas peças, logo a mudança de lâmina apesar de mais simples do que numa máquina de 3 peças, requer sempre alguns cuidados no seu manuseamento. No entanto, o procedimento é exatamente igual a qualquer outro aparelho de duas peças, o que eu considero bastante simples.



9.Preço: Ronda os 36€, o que é um preço aceitavel para um aparelho com este desempenho. No entanto, a politica de subida de preços da Merkur não tem sido a mais correcta.
Comparativamente à concorrência, a Merkur tem em média as máquinas mais caras. O engraçado é que isso não se reflecte em muitos casos na melhoria da qualidade de construção dos aparelhos.

10.Laminas utilizadas: Utilizei diversos tipos de lâminas com esta máquina e, nem sempre consegui excelentes escanhoados. No entanto, obtive bons resultados com lâminas Feather, Polsilver ,Super Iridium, Bolzano e Croma Diamand.

11.Se a recomendo: Sem dúvida que SIM, mas para quem já tem alguma experiência no wetshave.
É uma máquina que requer alguma habituação ao seu ângulo de corte e alguma experiência e técnica adquirida.
Para principiantes, aconselho a iniciarem-se com a sua irmã Merkur 34C, uma máquina mais fácil de utilizar e com maior propensão para perdoar erros.

12.Se vale a pena o investimento: SIM, sem dúvida.

13.Dimensões e pesos
Comprimento 82mm
Peso total 77 gramas
Exposição da lâmina na parte mais saliente 0,81mm

1 comentário:

  1. Tenho uma Merkur Slant, mas vintage, déc. de 70, sistema de três peças, o que é pouco habitual...

    Gosto muito dela, faz barbear apuradíssimo, mas não a uso costumeiramente para faezr barba de dois, três dias, pois a agressividade para mim, é elevada, então a reservo para quando o pelo está maior.

    ResponderEliminar