sábado, 29 de junho de 2013

Sabão de barbear PortusCale

O Portuscale é o novo sabão da casa Castelbel, conhecida também por fabricar o sabão da Antiga Barbearia do Bairro.

A empresa (retirado do site oficial):
A Castelbel é uma companhia Portuguesa tradicional dedicada ao fabrico de sabonetes e fragrâncias caseiras, situada no Norte de Portugal, não muito longe do Vale do Rio Douro, onde as encostas íngremes se precipitam no rio, assumindo pitorescos socalcos de vinhas e oliveiras.
Seguindo procedimentos de pureza e de excelência com mais de 300 anos, a Castelbel utiliza o processo tradicional de refinação tripla para obter os mais delicados sabonetes do mundo.
Harmonizando as fragrâncias mais exóticas com azeite, óleo de coco e óleo de palma da mais elevada qualidade, os sabonetes fabricados pela Castelbel são extremamente benéficos para a pele.

1.Apresentação
A apresentação é excelente e muito cuidada com uma caixa preta em cartão que prima pelo bom gosto e por um estilo clássico com o desenho de uma coroa e a inscrição “Portuscale” no centro em prateado. Interessante como as letras mudam de côr consoante a exposição solar.


No interior da caixa encontramos um panfleto com instruções de utilização escrito em diversas línguas.




A saboneteira é em plástico preto e prima pela excelente robustez e qualidade de construção. De salientar a tampa transparente que protege o sabão quando abrimos a tampa da saboneteira.




2.Formulação
Sabão que contem lanolina, o que lhe confere sempre uma proteção adicional.
Eis a sua formulação:


3.Duração
Trata-se de um sabão duro de 125g, o que pressupõe que se consiga talvez uns 4 a 5 meses de utilização diária. Neste especto temos sabão para dar e vender.

4.Aroma
Neste particular é um aroma citrino realmente excecional. A fragrância é elegante e fresca. Leva-nos a querer abrir varias vezes a saboneteira só para cheirar o sabão.

5.Carga de sabão
Muito fácil. Neste tipo de sabões (duros) é aconselhável humedecer a superfície do sabão antes de utilizar.
Normalmente encho a saboneteira com água quente e espero uns minutos enquanto preparo o resto do material. Como é um sabão duro, este processo permite amolecer o sabão e facilitar a carga de sabão.
Com apenas algumas voltas com o pincel (20 segundos) temos sabão suficiente para fazer uma espuma densa, brilhante e acolchoada que nos dura para pelo menos três passagens. É aqui que começamos a sentir o excelente aroma deste sabão.

6.Capacidade de formar espuma
Muito fácil, graças aos ingredientes que contem na sua composição como SLS (sodium lauryl sulfate), a espuma neste sabão sai realmente bastante rápido.


7.Rácio água/sabão
Acho um sabão bastante permissivo, e não é de todo difícil encontrar a quantidade exata de água para formar uma boa espuma protetora.

8.Qualidade da espuma
Espuma de muito boa qualidade, bastante densa e cremosa em que facilmente se atinge aquele brilho que caracteriza uma boa espuma.


9.Proteção e deslize
Este sabão fornece uma boa proteção à pele, a espuma é bastante lubrificante permitindo que a lâmina deslize com facilidade. O facto de ter Kaolin na sua composição, confere-lhe um bom deslize da lâmina em contacto com a cara.


10.Sensação na cara
Sensação muito boa na cara, muito confortável sem qualquer irritação na pele ou outro tipo de ardor.
Após o barbear, a sensação é boa e fica-se com a sensação de pele hidratada e com bastante elasticidade.

11.Preço
Não acho que seja um sabão especialmente barato, custa 15€, mas também não é dos mais caros. Com este preço talvez consiga duas recargas de MWF, no entanto vale a pena experimentar.

12.Conclusão
Obviamente que recomendo este sabão, pela capacidade de fazer espuma, pela qualidade da mesma em termos de protecção e deslize e como não poderia deixar de ser pelo extraordinário aroma.
Outro motivo pelo qual eu recomendo este sabão, é porque é made in Portugal, evoluiu em relação ao seu irmão mais velho e acredito sinceramente que temos capacidade para continuar a evoluir a indústria dos sabões de barbear em Portugal.
É de louvar o esforço feito pela Castelbel no desenvolvimento deste novo produto.

Quem conheça o sabão da Antiga Barbearia do Bairro e esteja curioso com uma comparação, posso dizer que a Castelbel fez os trabalhos de casa e apresentou aqui um produto uns furos acima do ABB, nomeadamente no que diz respeito ao aroma e à melhor capacidade de proteção e deslize que se reflete numa pele mais cuidada e protegida.

1 comentário:

  1. meu amigo Luís comprou um com o Gil ( que não o vende, apenas comprou por ele) e não levei fé na época.

    Que arrependimento, este sabão tem um dos melhores aromas que já senti...

    ResponderEliminar