sábado, 13 de julho de 2013

Sabão de barbear De Vergulde Hand


Sabão de barbear De Vergulde Hand
E como o prometido é devido, estou de volta, agora com a avaliação de um sabão Holandês que segundo a marca tem 450 anos de história, e que me despertou alguma curiosidade, não só pelo facto da marca já fabricar sabões há 450 anos como também pelo facto de ser um sabão de baixo custo.




1.Apresentação
Acho a apresentação deste sabão bastante cuidada, tendo em conta a categoria de preço em que este sabão se insere.
O sabão com 75g,  vem num Bowl em plástico de cor azul e amarela com tampa, bem acondicionado e com a gravação da marca no próprio sabão.

 
2.Formulação

Trata-se de um sabão de base vegetal com a seguinte composição:
 
3.Duração

Trata-se de um sabão duro. Apesar de ter 75g, espera-se que dure pelo menos uns 3 meses com utilização continua.
Já usei o meu uma dezena de vezes e como poderão verificar nas fotos abaixo, ainda se nota o relevo das letras no sabão.

4.Aroma
Um aroma intenso e agradável ao mesmo tempo, que se vais esvanecendo aos poucos com o tempo, deixando a sua presença marcada no pincel.

5.Carga de sabão
Muito fácil, apesar de não ser um sabão mole.
Normalmente deixo sempre os sabões de molho uns minutos antes de carregar, quer se trate de sabões duros (triplamente prensados) ou sabões moles tipo o Monsavon.
Com este utilizo exactamente a mesma técnica, basta 5 minutos mergulhado em água morna e está otimo para carregar com toda a facilidade, quer utilize um pincel de texugo ou um de cerda.
Com apenas algumas voltas com o pincel (20 segundos) temos sabão suficiente para fazer uma espuma densa e brilhante, mais do que suficiente para 3 ou 4 passagens sem qualquer problema.




6.Capacidade de formar espuma
Muito boa, quer fazendo espuma em bowl ou directamente na cara, a espuma neste sabão sai bastante rápido.
É fácil criar uma espuma brilhante, consistente e sem as tão indesejáveis bolhas de ar, no entanto é importante ter atenção ao rácio água sabão.



7.Rácio água/sabão
Acho um sabão um pouco exigente neste aspecto, pois não é dificil estragar a espuma, se adicionarmos água a mais ao sabão.
No entanto, encontrado o rácio certo entre a água e o sabão, a espuma que forma é de boa qualidade, brilhante e bastante acolchada.

8.Qualidade da espuma
Não sendo uma espuma de topo, é uma espuma aceitável, apresentando uma boa consistência, acolchoada e brilhante. Denotei uma ligeira tendência para se secar na cara se não nos despachamos com o escanhoado.





9.Proteção e deslize
Neste particular, achei que o sabão cumpre de forma mediana, não desapontando, mas tambem não se destacando quer em termos de protecção ou desliza da lâmina.





10.Sensação na cara
Aqui, sinceramente não me seduziu, pois sempre que usei este sabão, notei sempre um ligeiro picar na cara e um ligeiro ardor. Já experimentei apenas fazer espuma e coloca-la na cara com um pincel sem que me fosse barbear, e a sensação mantem-se.
De todos os sabões que possuo, este é o unico que me dá esta sensação na cara.
O Aroma, começa mais intenso no inicio, mas vai-se esvanecendo ao longo do barbear. 



11.Preço
Custou cerca de 5€ numa loja fisica em Lisboa, se bem que é possivel encontrar mais barato no seu país de origem. Um preço razoavel para o sabão que é.

12.Conclusão
É um sabão correto, de média gama, que não desilude e que na minha opinião tem um aroma bastante agradável.
Se o recomendo, SIM, se for pela curiosidade de experimentar algo com um aroma diferente e no meu ponto de vista até bastante agradável, porque, nesta gama de preços existem no mercado sabões bem melhores que este, como é o caso do Monsavon e dos Proraso.
O facto de ter sido o unico sabão que até hoje me picou na cara e me deu uma sensação de ardor, não abonou nada a seu favor na minha opinião final, no entanto, como será normal, outros até poderão ter uma opinião diferente.



 

1 comentário:

  1. Concordo contigo amigo. Não é um sabão ruim, mas também não é nada especial. Por este preço, prefiro os Proraso, um veleiro, TS...
    O cheiro é sua melhor característica.
    Mas, valeu a pena compra-lo, para conhecer. E ainda vem com um bowlzinho bem giro. =P

    ResponderEliminar