domingo, 7 de julho de 2013

Sabão de barbear Monsavon Bol à Raser

Sabão de barbear Monsavon Bol à Raser



Volto desta feita com o “review” de um sabão que se encontra muito bem visto no seio da comunidade Wetshaver e cujo principal trunfo é conseguir aliar um desempenho acima da média a um preço bem abaixo da média.

Após ter lido opiniões bastante positivas acerca deste sabão, resolvi adquirir 2 Monsavon para testar e comprovar se o que dizem deste sabão realmente se confirma.
É um sabão Francês produzido pela Sara Lee Corporation que contem sebo (sodium tallowate) na sua composição.

1.Apresentação
A apresentação é cuidada para o preço que custa. O sabão vem num Bowl em plástico de cor bege, que por sua vez vem embrulhado em plástico transparente. Achei o bowl de plástico um pouco frágil, mas, pelo preço é um luxo vir com bowl.



2.Formulação
Com disse anteriormente é um sabão que contem sebo na sua composição:



3.Duração
Trata-se de um sabão mole, ainda mais do que o Proraso. Apesar de ter 125g, não é de esperar que dure muito tempo, pois nota-se que tem tendência para se gastar mais rapidamente que os sabões duros.

4.Aroma
Um aroma suave, não sendo de destacar, parece ter um toque de mentolado, mas muito ligeiro, que se vai esvanecendo durante o barbear. No entanto achei o aroma agradável, apesar de um pouco artificial para o meu gosto.

5.Carga de sabão
Muito fácil. Neste tipo de sabões moles, nem é preciso humedecer a superfície do sabão antes de utilizar. Basta usar o pincel molhado e carrega sabão que é um espetáculo.
Com apenas algumas voltas com o pincel (10 segundos) temos sabão suficiente para fazer uma espuma densa e brilhante, mais do que suficiente para 3 ou 4 passagens sem qualquer problema.



6.Capacidade de formar espuma
Muito fácil, a espuma neste sabão sai bastante rápido, mas confesso que inicialmente pensei que saísse ainda mais rápido por ser um sabão mole. De qualquer forma, é muito fácil criar uma espuma brilhante, consistente e sem as tão indesejáveis bolhas de ar.

7.Rácio água/sabão
Acho um sabão bastante permissivo, e não é difícil encontrar a quantidade exata de água para formar uma boa espuma protetora. Notei que suporta bem tanto excessos como falta de água.

8.Qualidade da espuma
Não sendo uma espuma de topo, é uma espuma bastante aceitável, apresentando uma boa consistência, acolchoada e brilhante.



9.Proteção e deslize
Este sabão fornece uma boa proteção à pele, a espuma é bastante lubrificante permitindo que a lâmina deslize com facilidade.

10.Sensação na cara
A sensação é boa na cara, a espuma é confortável, não pica na cara, não notei qualquer irritação na pele ou outro tipo de ardor. O aroma vai desaparecendo durante o barbear.
Boa sensação de hidratação na cara após o barbear não secando a pele.

11.Preço
Mais barato que o Monsavon é difícil (cerca de 1,5€) no mercado Francês e facilmente disponível em supermercados e drogarias em França. Por terras Lusas, custou-me 3 Euros, mesmo assim nada caro para o produto que se obtém.

12.Conclusão
É um sabão correto, que não desilude e que na minha opinião vale mais do que o preço que custa no mercado Francês (cerca de 1,5€).
Se o recomendo, um claro SIM. Um sabão baratinho que desempenha muito bem o seu papel e que tem a capacidade de envergonhar alguns sabões que chegam a custar 4 vezes mais.
Um sabão que todos deveriam experimentar, pelo menos uma vez. Na minha opinião e fazendo uma comparação com um concorrente direto (pelo menos em preço), acho este sabão uns furos acima do Proraso, só é pena não estar tão disponível no nosso mercado.

5 comentários:

  1. Excelente review em todos os artigos que se encontram no seu blog.

    Fiquei bem esclarecido em alguns aspectos da Shark, nos quais tinha dúvidas.

    Muitos parabéns pelo blog, Pitolas!
    Está excelente!!!

    Confrade Razoredge.
    Hugo Moura Gomes.

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante do review deste sabão. Gostava de saber onde o adquirir em terras lusas.
    Acerca do pincel, é um SOC cerda? Estou muito tentado em adquirir este pincel.

    Abraço pelo excelente blog. Fonte de informação muito útil.

    Confrade BC Rui Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rui

      O sabão foi adquirido ao nosso confrade Gil (Lamina). O pincel é o SOC 2Band e não o cerda. Tambem tenho o SOC Cerda que tambem comprei ao Gil, é sem duvida o melhor pincel de cerda que tenho.

      Abraço

      Eliminar
  3. Belo review, como sempre pitolas.
    O que mais me surpreende neste sabão, é que é uma marca da unilever, que lidera o mercado brasileiro, e nem assim traz algo do gênero para cá...

    ResponderEliminar