sábado, 29 de junho de 2013

Edwin Jagger DE89BA11 "Barley"

Edwin Jagger DE89BA11 “Barley”


Esta máquina que adquiri há uns tempos é uma das máquinas que maior consenso tem reunido ultimamente no seio da comunidade Wetshaver. Parece ser daquelas máquinas que tanto consegue agradar aos mais experientes como aos iniciados que vêm nela a máquina perfeita para se iniciarem nesta arte. É uma máquina que consegue aliar um excelente desempenho a uma elevada suavidade e conforto de utilização.





Este modelo saiu em 2011 e a única diferença para os restantes modelos EJ89, é mesmo o desenho do seu cabo estriado muito parecido com as antigas Gillette, olhando para a ponta do cabo, identificamos facilmente, o tradicional “ Ball end”.



Esta EJ “Barley” torna-se ligeiramente mais pesada que as suas irmãs, tudo devido à forma como o cabo está desenhado, pois o cabeçal é exactamente igual aos restantes modelos EJ89. Para quem conhece as outras EJ89 a diferença de peso é praticamente imperceptivel, estamos a falar de cerca de 3 a 4gramas.

1. Construção: Esta máquina tem uma qualidade de construção e de acabamentos soberba, sem qualquer dúvida neste ponto está uns furos acima das Merkur. Os pormenores de construção cuidada vão ao mínimo detalhe e é sem dúvida do melhor que poderemos encontrar no mercado neste momento, nesta gama de preços e não só.





2. Maneabilidade: Adapta-se perfeitamente à nossa mão, estando o peso muito bem distribuído entre o cabo e o cabeçal que é ligeiramente mais pesado, fazendo com que não seja necessário exercer pressão na cara.
O cabo tem o comprimento ideal 8,5cm (nem muito curto, nem muito longo), para que possamos sentir que a máquina nos assenta “que nem uma luva” nas mãos. O comprimento total da máquina são 9,5cm.
A dimensão do cabeçal permite-nos facilmente chegar aos pontos mais difíceis da cara como o nariz ou as orelhas sem qualquer tipo de problemas.
Quando a colocamos na cara, toda ela é suavidade incutindo segurança e confiança ao seu utilizador.





3. Cabeçal: É um closed comb, exactamente igual ao das suas irmãs EJ, cabeçal este que também é partilhado pelas máquinas Muhle.
Arrisco-me mesmo a dizer que este cabeçal é do melhor que existe presentemente no mercado em máquinas closed comb.
Ao contrário do que acontece com algumas Merkur, o alinhamento da lâmina no cabeçal é perfeito, sem folgas e sem necessidade de ajustes nem oscilações no momento do aperto. Aqui podemos estar tranquilos porque a lâmina fica devidamente centrada.





4. Peso: O seu peso de 76g, está perfeitamente distribuído entre o cabeçal e o cabo. O seu cabo com 47g, devido ao seu desenho torna-se ligeiramente mais pesado do que o das suas irmãs que pesam em média cerca de 44g.

5. Péga: Não sendo tão pronunciada quanto a péga da MuhleR89, não desilude de maneira nenhuma, pois dificilmente ela nos escorrega das mãos a não ser que tenhamos as mãos ensaboadas ou com óleo, mas aí meus amigos, sem os devidos cuidados, todas escorregam.
Neste particular, de entre todas as diferentes pegas das EJ89, esta é sem dúvida a que mais me agrada.

6. Agressividade: Aqui, suavidade e conforto são palavras de ordem, não é de todo uma máquina agressiva, o que a torna ideal como primeira escolha para muitos iniciados. No entanto conseguem-se excelentes escanhoados, tudo devido á excelente geometria deste cabeçal.
Ainda a respeito de agressividade, noto-a um pouco menos agressiva do que a Merkur 34HD ou até mesmo a Mercur Classic (33c) que foi a minha primeira Safety razor, mas isso é a minha opinião.

7. Mudança da lâmina: É a típica máquina de 3 peças, teoricamente, para muitos, mais complicada do que as TTO ou as máquinas de 2 peças, devido ao facto de ser necessário um maior manuseamento da lâmina, no entanto, para mim não tem qualquer tipo de problemas, será sempre uma questão de hábito.

Tipica máquina de 3 peças


Colocação da lâmina






A lâmina mantem-se perfeitamente alinhada no cabeçal


8. Versões disponíveis: Existe também a versão Barley Gold, esta versão é mais recente e também “bem” mais cara.

9. Preço: Vi alguma disparidade de preços para esta máquina, entre os 30 e 40 Euros, no entanto, quem quiser a versão Gold, então o preço dispara lá para os 50 Euros.

10. Laminas utilizadas: Aqui, o gosto pessoal de cada um é que manda. Pessoalmente, como não é uma máquina agressiva, gosto de a utilizar com lâminas Feather.

11. Se a recomendaria: Sem dúvida alguma que sim, tanto para os mais experientes como para os novatos no wetshaving. No entanto, penso que esta máquina se adapta melhor para quem tem barba normal e pouco densa. Para quem tem barba mais densa ou dura, será de equacionar uma máquina mais agressiva.

12. Vale a pena o investimento: Sem dúvida alguma que sim, é um valor seguro neste mundo do wetshaving, com uma eficácia extraordinária e uma qualidade de construção acima de qualquer suspeita.

1 comentário: