sábado, 29 de junho de 2013

Fatip Piccolo Review


Volto para mais um review, desta vez a tão ultimamente falada Fatip, uma máquina made in Italy ainda pouco consensual no seio da comunidade wetshave, especialmente por parte dos amantes de máquinas open comb.

Uns acusam-na de ser uma máquina terrivelmente agressiva, praticamente ao nível da Muhle R41 Shark e por consequência pouco indicada para uso diário e para principiantes nestas andanças.
Outros, pelo contrário, adoram-na e colocam-na como uma das melhores open comb disponíveis neste momento no mercado, com uma eficácia extrema, conforto de utilização quanto baste e um preço imbatível para o nível de comportamento e eficiência que demostra ter.

A máquina que testo aqui é a versão Piccolo (mais pequena e mais pesada) que adquiri há cerca de um mês, e que me tem proporcionado uma experiencia interessante, a qual irei partilhar convosco neste meu review.



1.Construção: Considero-a uma máquina bem construida, com uma qualidade geral de construção relativamente boa. Neste particular podemos compara-la com algumas Merkur.
Nota-se que o cabeçal está extremamente bem construído e praticamente sem falhas no revestimento.
Já do cabo não poderei dizer o mesmo, uma vez que a sua construção poderia ter sido mais cuidada. O cabo apresenta algumas falhas no revestimento que em nada prejudica a eficácia geral do aparelho, no entanto, não deixam de ser pormenores que deveriam ser equacionados pela marca.
Um pouco de mais aprumo na qualidade de construção seria o ideal.



2.Apresentação: A máquina vem numa caixa de cartão azul e branca. No global, a apresentação encontra-se bastante cuidada.

3.Maneabilidade: Aqui já ouvi várias opiniões. Os que têm mãos grandes dizem que o cabo é demasiado curto e fino e que se torna difícil segurar a máquina. Pelo contrário, os que têm as mãos pequenas ou do tamanho normal dizem que tem o tamanho ideal, que é bastante confortável de utilizar e que se adapta muito bem à mão.
No meu caso, apesar de considerar que tenho mãos do tamanho normal, acho sinceramente que o cabo poderia ser um pouco mais grosso, ao nível da Fatip grande ou da Merkur 34C.
Quanto ao comprimento, acho-a sensivelmente do mesmo comprimento de uma Merkur 34C, pelo que para mim está optimo.
É uma máquina que se adapta bem à mão, é ergonómica e tem a particularidade de conseguirmos colocar o dedo mindinho na base do cabo, o que confere uma boa base de apoio.
Uma nota para o facto de este cabo da Piccolo ser maciço e por consequência mais pesado do que os da sua irmã Fatip Grande. Este fator tem influência no equilíbrio geral da máquina, já que se nota uma ligeira predominância do peso do cabo em relação ao resto da máquina.
O seu peso é sempre uma mais-valia quando a colocamos na cara, não sendo necessário efetuar qualquer tipo de pressão na cara para obter bons resultados.



4.Cabeçal: Quanto a mim a grande mais-valia das Fatip, extremamente bem conseguido, bem construído e terrivelmente eficaz, permite um correto alinhamento das lâminas.
Li algures que a Fatip tinha fabricado cabeçais para a Muhle. A ser verdade este facto, então está explicado o sucesso da receita.
A exposição de lâmina é superior a uma Merkur 1904, ou uma Gillette New, no entanto, apesar de “mostrar os dentes” com grande vigor, ainda nunca me mordeu.



5.Peso: A Fatip Piccolo pesa 72 gramas contra as 65 gramas da sua irmã maior (Grande).
A Piccolo é uma máquina com uma distribuição de pesos correta entre o cabeçal e o cabo, evitando assim a necessidade de pressão extra na cara que muitas das vezes pode levar a cortes e irritações desnecessárias.
No entanto, quem pega nela pela primeira vez vai estranhar um pouco a relação peso/dimensão do cabo, mas como tudo na vida, será uma questão de hábito.

6.Péga: Como disse anteriormente, as opiniões dividem-se neste particular. Uns dizem que o cabo é curto e fino, enquanto outros dizem que tem as dimensões corretas.
Na minha opinião o estriado (fundo) do cabo confere bastante segurança ao operador do equipamento, e dificilmente o cabo da Piccolo nos escapa ou escorrega das mãos, mesmo que estas estejam molhadas ou ensaboadas.
Já quanto às suas dimensões, penso que o cumprimento é correcto, mas a espessura do cabo poderia ser um pouco maior, mais ao nível de uma Merkur 34C.

7.Agressividade: Considero a Fatip Piccolo uma máquina agressiva.
Em termos de agressividade considero-a um pouquinho menos agressiva que a Muhle R41 Shark, pois ao contrário do que acontece com a R41, esta consigo utiliza-la numa base diária sem qualquer problema, não me causando qualquer tipo de irritação na pele.
Esta máquina consegue preencher o “Gap” entre as open comb da Merkur e a open comb da Muhle.

8.Mudança de lâmina: É uma máquina de três peças, logo a mudança de lâmina requer alguns cuidados extra no seu manuseamento em comparação com uma máquina de duas peças ou uma TTO. No entanto, o procedimento é exatamente igual a qualquer outro aparelho de três peças, o que eu considero bastante simples.

9.Preço: Ronda os 17€, o que é um preço excelente por um aparelho com este desempenho.
Com as qualidades evidenciadas por esta máquina, ou muito me engano,ou se a procura aumenta a Fatip faz disparar os preços.

10.Laminas utilizadas: Utilizei diversos tipos de lâminas com esta máquina e sempre consegui excelentes escanhoados, quer seja com lâminas Croma Diamant, Derby, Bolzano ou Gillette Bleue extra.
Curioso que com as lâminas Bleue extra consegui chegar ao 4º escanhoado com esta máquina.

11.Se a recomendo: Sem dúvida que SIM, mas para quem já tem alguma experiencia no wetshave.
Para principiantes que se queiram iniciar numa open comp, penso que devem optar antes por um modelo Merkur como a 1904 OC ou a 25C.
Neste momento é difícil encontrar no mercado um aparelho com esta relação preço/eficácia.
Para quem gosta de máquinas OC, acho que não deve deixar escapar a oportunidade de experimentar uma destas.



12.Se vale a pena o investimento: SIM, de olhos fechados.

13.Dimensões e pesos
Fatip Piccolo: comprimento do cabo 70mm e peso total 72 gramas.
Fatip Grande: comprimento do cabo 77mm e peso total 65 gramas.

NOTA: O cabeçal da FATIP Piccolo não serve em cabos Muhle e EJ . Testei na EJ89, R41 Shark e a rosca do cabeçal parece estreita (roda mas não dá aperto). Nas Merkur 33C e 1904 OC entra mas forçando um pouco, porque a rosca do cabeçal da Fatip é um pouco mais comprida.

Sem comentários:

Enviar um comentário